Começa nesta quarta-feira (26), a 2° rodada do Fórum Regional do Território Alto do Jequitinhonha em Diamantina.
O Fórum tem início às 08:00h no Campus I da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri que fica na Rua da Glória, N°187, Centro.
Pertence ao território às cidades de Diamantina, Alvorada de Minas, Couto de Magalhães de Minas, Felício dos Santos, Itamarandiba, Serro, Carbonita, Datas, São Gonçalo do Rio Preto, Presidente Kubitschek, Coluna, Gouveia e Senador Modestino Gonçalves.
O território do Alto do Jequitinhonha reúne 24 municípios, com uma população total de aproximadamente 305.616 habitantes. O Alto Jequitinhonha tem uma das menores densidades demográficas de todos os Territórios de Desenvolvimento. São 14,46 habitantes por km², a 5ª menor entre os Territórios de Desenvolvimento.
A região é rica na produção de leite, que gera anualmente R$ 88,7 milhões de receita. No entanto, a renda da população é um ponto de atenção. O Território tem a 4ª maior taxa de pessoas enfrentando a pobreza (24,3%) de Minas Gerais.
Instalação
O Fórum Regional do Território Alto do Jequitinhonha foi instalado na sexta-feira (7) em Diamantina. Para a instalação os diamantinenses contaram com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.
Nove territórios já foram instalados entre os 17 territórios nos quais o estado foi dividido. São eles: Alto Jequitinhonha (Diamantina), Central (Curvelo), Mata (Juiz de Fora), Médio e Baixo Jequitinhonha (Araçuaí), Mucuri (Teófilo Otoni), Norte (Montes Claros), Sudoeste (Passos), Vale do Aço (Ipatinga), Vertentes (São João Del-Rey).
Guanhães
Guanhães e as cidades de Braúnas, Dom Joaquim, Materlândia, Santo Antônio do Itambé, Virginópolis, Carmésia, Dores de Guanhães, Rio Vermelho, Senhora do Porto, Divinolândia de Minas, Sabinópolis e Serra Azul de Minas pertencem a Região Metropolitana. Não há previsão de instalação do Fórum na cidade.
O que são os Fóruns
Os Fóruns Regionais têm por objetivo marcar oficialmente a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas.
A população de cada território é convidada, periodicamente, a participar de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos, que deverão garantir espaços democráticos, O principal objetivo é subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.
Mais informações no site "forunsregionais.mg.gov.br "
Por Folha com site Fóruns Regionais e colaboração estagiário Diego Rafael