A quarta-feira (7) amanheceu agitada em Guanhães. Antes das 8h já era possível perceber o movimento dos estudantes pelas ruas da cidade a caminho das atividades do Sete de Setembro, dia em que se comemora a Independência da República.
A celebração, que contou com cerca de 5 mil pessoas, de acordo com a PM, teve início às 8h 20min com o hasteamento das bandeiras, feito pela Professora Eula Nascimento, que hasteou a bandeira do município; pelo Major Gilberto de Jesus da Polícia Militar, que hasteou a bandeira do estado; e pelo 1º Tenente e Delegado de Serviço Militar, Márcio De Avincula Viçosi, que hasteou a bandeira do Brasil.
Após o hasteamento, o maestro Omir Padilha tocou o Hino Nacional e em seguida houve o desfile do Tiro de Guerra e dos Trilheiros de Guanhães, que percorreram a avenida, do Caldeirão até a rotatória da Delegacia da Polícia Civil.
Na sequência, acompanhado pela Fanfarra do Instituto Presbiteriano Gammon, o grupo da Terceira Idade do CRAS se apresentou com o tema: “Combate a violência contra o idoso”.
A partir daí começou o tão esperado desfile dos alunos de 12 escolas das redes municipal e estadual de ensino, que com temas voltados para o esporte, meio ambiente e diversidade, chamaram a atenção do público com diversas faixas de conscientização.
Um dos desfiles que abrilhantou a avenida foi dos alunos da APAE, que com fanfarra própria se apresentaram com o tema: “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”.
Também participaram do evento o Team Alexandre Xuxa, as entidades paramaçônicas e os Motociclistas da Rota 259.
As atividades foram encerradas no final da manhã com os atiradores do Tiro de Guerra.
Por Folha