O Boletim Demonstrativo de Localidades com Larvas do Aedes Aegypti, divulgado na manhã desta segunda-feira (23), pela Secretaria Municipal de Saúde de Guanhães, revela uma queda no percentual de infestação, típica da época do ano, conforme explica a Coordenadora Geral do Programa de Combate às Endemias, Edinéia Ribeiro Farias: “No período do frio, já é esperada essa diminuição. Mas temos que continuar atentos, pois o verão logo vem e aí o número de infestação aumenta”.
O Levantamento de Índice acontece em 10% dos imóveis da cidade. Sendo assim, a equipe passou em 1.342 dos 12.986 imóveis de Guanhães, no período de 25 a 29 de junho de 2012. “Esse dado é de uma parcela da cidade, mas sabemos que existem muito mais larvas, pois quando saímos para o tratamento em cada imóvel, identificamos um número bem maior”, explica a Coordenadora do Programa.
A amostragem revela a quantia de 32 larvas que foram encontradas nos seguintes depósitos:
- Bairro Santa Tereza (Rua Cinco) – 3 larvas encontras em pneus
- Rua José P. da Silva – 5 larvas em vaso sanitário
- Bairro Alvorada (Travessa Augusta Alves) – 10 larvas em bebedouro de galinha
- Bairro Alvorada (Rua Joaquim Silva) – 4 larvas em vaso de planta
- Centro (Rua Alcindo Pereira/Areão) – 10 larvas em bebedouro de animal
O total de larvas representa 0,38% de infestação predial, sendo recomendado pela Organização Mundial da Saúde o máximo de 1%.
O último levantamento realizado no município foi no período de 5 e 9 de março, quando foram encontradas 28 larvas, o equivalente a 0,23%.
Por Samira Cunha