Ao contrário do que muitos acreditam, infecções de garganta são muito comuns nesta época do ano, devido ao abuso de alguns hábitos para combater o calor extremo.
Por esse motivo, a reportagem da Folha FM conversou com a Médica Lorenza Magnago, que explicou um pouco sobre o assunto e deu algumas dicas de prevenção.
De acordo com Lorenza, a dor de garganta é muito frequente nos consultórios médicos nesta estação, da mesma forma como acontece no inverno. Isso ocorre devidos às condições climáticas, que serve como estímulo para o maior consumo de alimentos ou bebidas extremamente gelados e, sobretudo, pelo abuso do ar condicionado.
“Esses fatores provocam uma mudança brusca de temperatura, estabelecendo um ambiente propício à instalação dos microorganismos”, afirmou.
Segundo a especialista, o ar condicionado retira a umidade do ambiente, o que resseca as mucosas e diminui a resistência das amígdalas. Além disso, a redução da captação do ar externo provoca o aumento da concentração de fungos, vírus, bactérias e ácaros no ar interno favorecendo sua proliferação
O ar frio demais, de acordo com ela, também pode paralisar os cílios que revestem a parede das vias aéreas e são responsáveis por “varrer” do organismo as impurezas que entram junto com o ar que respiramos.
Além da dor na garganta, Lorenza afirma que também pode ocorrer febre, dificuldade para engolir, ínguas, dor de cabeça, dores no corpo e perda do apetite.
“As amigdalites podem ser causadas por vírus ou bactérias. Sendo bacteriana, deve ser tratada com antibióticos. Já as virais não se beneficiam desse tratamento, pois possuem um ciclo próprio, sendo necessário, apenas medicamentos para alívio dos sintomas. É fundamental a ida ao médico para o diagnóstico correto e o tratamento adequado,” ressaltou.
A profissional aproveita e dá dicas para prevenir as infecções de garganta no verão: “Para prevenir esse tipo de infecção, procure se hidratar bastante; evite bebidas extremamente geladas e também o cigarro. Quanto ao ar condicionado, realizar limpezas regulares nos filtros é fundamental. Não deixe a temperatura muito baixa para não irritar a garganta ainda mais e abra as janelas, mesmo que por curtos períodos de tempo, para permitir a renovação do ar do ambiente,” finalizou.
Por Folha