A Câmara Municipal de Guanhães abre mais uma vez as portas para a juventude apresentar seus valores e conhecimentos sociais. No mês de maio, será realizado todo o processo eleitoral da Câmara Jovem, onde serão eleitos 13 novos vereadores mirins, através do PL 08/2011.
Cada escola poderá organizar a sua eleição e eleger seus candidatos. Os interessados em fazer parte do grupo de vereadores mirins, podem se inscrever de
A Câmara Jovem é destinada a jovens que cursam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e médio, com idades entre 14 e 16 anos. Ao todo, serão eleitos 13 alunos titulares e 13 suplentes. Os jovens vereadores terão mandato de um ano e participarão de uma reunião por mês e o objetivo do projeto é despertar no jovem a consciência da cidadania, a responsabilidade social e a integração com o Poder Legislativo.
Este será o segundo pleito da Câmara Jovem. A primeira eleição aconteceu em 2011 e é fruto de um projeto do vereador Evandro Lott Moreira. “O primeiro ano foi muito interessante. Pudemos ver a desenvoltura, o compromisso desses jovens, buscando melhorias tanto para a cidade quanto para o meio deles”, comenta o padrinho da juventude política.
Evandro Lott diz ainda que em média seis projetos, saíram da Câmara Jovem e se tornaram indicação para os vereadores oficiais, assim como o reconhecimento do Capitulo Demoray Pioneiros do Nordeste, como entidade pública sem fins lucrativos.
Outro projeto que chama a atenção do vereador, criado pelos primeiros vereadores mirins, é o que pede a criação de academias nas praças e parques construídos com madeira. “Seriam peças mais rústicas. E para isso, eles pensam em parcerias, por exemplo, com a Cenibra na doação das madeiras e com a prefeitura que daria o carpinteiro pra construir. São projetos interessantes que surgem deles”, comenta Evandro.
Por Samira Cunha