O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, do Câmpus São João Evangelista, recebeu o reconhecimento do Ministério da Educação por meio de duas portarias, publicadas no fim de janeiro.
Em uma escala que varia de 1 a 5, o curso superior de Sistema de Informações, em São João Evangelista, foi reconhecido com o conceito 3.
Dentre as fases do processo de reconhecimento, a mais importante foi a visita aos câmpus, momento em que foram observadas as condições de oferta dos cursos, organizadas em três dimensões: organização didático-pedagógica do curso; perfil do corpo docente, que inclui qualificação, regime de trabalho e produção didático-científica e infraestrutura.
A Secretaria de Regulação do Ensino Superior (Seres/MEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é a responsável pelo procedimento, que também é coordenado e supervisionado pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
O coordenador do curso de Sistemas de Informação, Rosinei Soares de Figueiredo, diz que o reconhecimento representa uma conquista muito grande ao campus.
“É importante para o IFMG porque vai ao encontro da sua missão. É marcante para a equipe do curso, uma vez que mostra o resultado do seu trabalho e dedicação. Por fim, relevante para a sociedade, porque representa a continuidade de um curso com potencial de ajudar a promover o desenvolvimento regional”, finaliza.
O reconhecimento indica, entre outros aspectos, que a partir de agora os dois campus estarão habilitados a emitir diplomas aos estudantes que integralizarem a carga horária dos cursos em questão.
Além disso, tal curso passa a ser inseridos no ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), para participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
Por Folha com IFMG/SJE
Foto: Intenret