Minas Gerais tem 3,8 milhões de veículos que estão com taxas, impostos e multas que não foram quitados, o que impede a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV. Sem quitar o IPVA, a taxa de licenciamento, o seguro obrigatório e todas as multas, o Detran-MG não emite o Certificado, deixando o motorista vulnerável a penalidades administrativas.
Só a Taxa de Licenciamento, que venceu em abril, ainda não foi paga por 2,1 milhões de proprietários de veículos, 30,6% do total. Em Guanhães, segundo informou o chefe da Administração Fazendária (AF) de Guanhães, James de Lima Almeida, a porcentagem é a mesma: 30% dos proprietários de veículos, isto é, 3.270, ainda não quitaram a taxa.
James também informou que ainda é grande o número de guanhanenses inadimplentes com o IPVA 2012. “Como já havíamos informado começamos a notificar com multa de 50% quem está em débito”, comentou.
A partir deste ano, a cobrança do certificado foi antecipada. Esse mês está sendo cobrada a documentação em dia de veículos com placas terminadas em um e dois; em junho, os finais três e quatro; julho é a vez das placas que têm os números cinco, seis e sete como últimos dígitos e, por fim, em agosto, será obrigatório que as placas com oito, nove e zero no término da numeração tenham pagado seus débitos.
O carro que for flagrado sem o CRLA será apreendido e removido para o pátio do Detran. Todas as despesas terão que ser arcadas pelo proprietário.