Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Diamantina, capturou na manhã dessa segunda-feira (3), uma jiboia encontrada no quintal de uma casa no Bairro Cazuza.
O réptil, com mais de 2 metros de comprimento, estava no alto de uma
laranjeira. Os militares usaram equipamentos de proteção individual e retiraram o animal, sendo entregue á Polícia Ambiental local.
A jibóia - cujo nome científico é Boa constrictor - não é venenosa e não costuma atacar o homem. Suas principais presas são aves, mamíferos pequenos e grandes lagartos. Ela espreita suas vítimas silenciosamente, enrola o corpo em torno delas e o contrai, matando a presa por sufocamento. Os hábitos alimentares da espécie ajudam a controlar pragas no meio ambiente, como camundongos.
A incidência de ocorrências de capturas de répteis nos meses do período chuvoso se torna crescente e o Corpo de Bombeiros orienta a população quanto ao risco e algumas medidas de segurança para evitar acidentes:
- Ser especialmente vigilante sobre possibilidade de picadas de cobras, após as chuvas, durante inundações, na colheita e a noite.
- Nunca andar descalço. O uso dos sapatos, botinas sem elásticos, botas ou perneiras, deve ser obrigatório.
- Usar luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem
- Não depositar ou acumular material inútil junto à habitação rural, como lixo, entulhos e materiais de construção. Manter sempre uma calçada limpa ao redor da casa.