No primeiro semestre deste ano, moradores de Conceição do Mato Dentro, principalmente dos bairros Vila São Francisco e Córrego Pereira, se uniram em busca de solução para vários problemas de desabastecimento e esgotamento sanitário enfrentados pela comunidade.
Quatro meses depois de uma audiência que tratou do assunto, os problemas foram todos solucionados. “Desde a data da audiência, a Copasa vem fazendo um papel espetacular. Não tem faltado água. Onde a pressão não é suficiente, estão colocando caminhões-pipa para abastecer as casas. Todos os esgotos estourados na região foram eliminados”, afirma o presidente da Associação de Moradores do bairro Vila São Francisco (Ascovila), Sandey Oliveira.
Segundo relatos de moradores, era comum a empresa faltar com o abastecimento durante o dia inteiro. Em alguns casos, famílias ficavam dez dias sem receber uma gota d’água nas torneiras. Diante da situação, a Associação reuniu 480 assinaturas de pessoas revoltadas com a situação e partiu em busca de apoio das autoridades públicas.
“Encaminhamos cópia desse abaixo-assinado para o prefeito e para a Arsae (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais). Os indícios de que a Copasa descumpria a resolução da Agência Nacional das Águas era muito grande”, conta o presidente.
A partir da denúncia, a Arsae enviou técnicos para fiscalizar a empresa de saneamento. A Ascovila e a associação do bairro Córrego Pereira pleitearam, então, uma audiência pública junto à Câmara Municipal, que acabou acontecendo no dia 28 de abril.
“Foi muito produtivo. A Copasa, a Arsae, a Secretaria de Meio Ambiente, prefeito, vereadores estavam presentes. Foi um momento de muita pressão popular em cima do poder público”, finaliza Sandey.
Na audiência, além das reclamações com o fornecimento de água foram expostos outros problemas. O grupo reclamante fez um “Top 5” com as piores obras da Copasa na região, apresentando fotos e dados.
Por Defato Online Edição Folha