Ferramenta facilita a manifestação do cidadão e promove eficiência e celeridade na tramitação das denúncias
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) e a Secretaria de Estado de Casa Civil e Relações Institucionais (Seccri-MG) lançaram nessa quinta-feira (2/6) o novo Portal de Denúncias do Estado de Minas Gerais.
A ferramenta, encomendada pela Controladoria tem o objetivo de melhorar a porta de entrada de denúncias para o cidadão e a tramitação interna desse tipo de manifestação.
O Portal de Denúncias, que foi ao ar a ontem, conta com novo formulário para inserção de informações sobre os fatos denunciados pelo cidadão. Mais intuitivo e amigável, com linguagem acessível e de fácil manuseio, o formulário prioriza a descrição dos fatos, sendo os primeiros a serem narrados e detalhados.
No novo portal o cidadão pode escolher entre a identificação, o sigilo ou o anonimato em relação às suas informações pessoais, o que também incentiva a prestação da denúncia.
A CGE recomenda, porém, que o cidadão se identifique, para que possa ser contatado para complementar a denúncia com novos fatos e evidências, se necessário e também para que receba os resultados das auditorias.
Outra novidade importante é que o cidadão agora pode encaminhar arquivos em formato virtual, como documentos e fotos que evidenciem os fatos narrados.
Denúncias – o que são e como denunciar
O Portal de Denúncias destina-se exclusivamente ao recebimento de manifestações que têm por objeto tais alegações – corrupção, irregularidade ou ilegalidade.
Para fazer uma denúncia, o cidadão deve acessar o site: www.cge.mg.gov.br, clicar em cidadão e em seguida, denúncias.
Por Agência Minas/Edição Folha