Começou nessa segunda-feira (23), nos postos de saúde de Guanhães, a vacinação de meninas de 9 a 11 anos contra o HPV, Papiloma Vírus Humano.
A Campanha, realizada pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo prevenir o câncer de colo do útero, doença que provoca mais de 5 mil mortes por ano no Brasil.
Em Guanhães, segundo informações da vigilância epidemiológica, a meta é vacinar 398 meninas. Para a imunização, basta levar o cartão de vacina a unidade de saúde mais próxima de sua casa. A vacina será aplicada das 8h às 16 horas.
A vacina contra o HPV será aplicada em três doses: a primeira neste mês; a segunda, em setembro deste ano; e a terceira, em 2020. Ressalta-se que a imunização não substitui o rastreamento de câncer por meio do exame preventivo (Papanicolau) na vida adulta. Como a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, é necessário o uso de preservativos quando a vida sexual for iniciada.
Novo grupo incluído
Neste ano, a vacinação também será ampliada a mulheres de 9 a 26 anos portadoras do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que causa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). O intervalo de imunização é diferenciado: a segunda dose é administrada dois meses após a primeira; a terceira dose, seis meses após a primeira.
Por Folha