Este ano não haverá confecção do tradicional tapete
A Diocese de Guanhães realizará, nesta quinta-feira (4), a ‘Festa de Corpus Christi’, que celebra a presença de Cristo na Eucaristia. Não haverá a confecção do tradicional tapete, mas enfeites na praça em frente à Catedral e no largo da Igreja Matriz.
A recomendação da Diocese é que os fiéis que morem perto de uma das igrejas, enfeitem portas e janelas.
Confira a programação completa:
Paróquia São Miguel e Almas
Os enfeiteis começarão a ser montados a partir das 6 horas na Igreja Matriz e na Catedral. Às 09 horas haverá missa na Catedral e logo após, Procissão com o Santíssimo, saindo da Rua Barão do Rio Branco, passando pela Praça Néria Coelho Guimarães até ao largo da Matriz, onde ocorrerá a Benção do Santíssimo.
Já na sexta-feira (5) será celebrada duas missas na Igreja Matriz, às 07h30 e 19 horas. A confissão que ocorre toda primeira sexta-feira do mês, continuará normalmente.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Será celebrada uma missa às 09 horas e depois os fiéis sairão em procissão pela Rua Bruno Glória.
Corpus Christi
Corpus Christi é uma expressão oriunda do latim que significa “Corpo de Cristo”. É considerada uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.
Origem
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no Século XIII, em 1269. A Igreja Católica sentiu a necessidade de que as pessoas sentissem a presença real de Cristo.
De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.
Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.
O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levado para Orviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.
Por Folha com colaboração estagiário Diego Rafael
Foto Internet