Responsável pela restauração dos elementos artísticos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Mato Dentro, a restauradora Dulce Senra, dona da empresa Cantaria Conservação e Restauro, ainda não tem data para entregar o serviço.
Segundo ela, pelo projeto original, a restauração deveria ser concluída em três anos e meio, mas passados três anos, a obra ainda se encontra na metade.
Dulce afirma que está havendo um descompasso entre o serviço prestado e o repasse em dinheiro feito à empresa. Com a redução dos pagamentos, a Cantaria dispensou os funcionários mais caros e mantém uma equipe reduzida.
“Houve uma falha no projeto executivo dos elementos artísticos e que foi cada vez diminuindo mais a medição. Vamos supor: se a gente recebia R$ 60 mil por mês, esse valor caiu para uns R$ 20 mil. Como teve essa defasagem, a gente está tentando fazendo um novo projeto para ver se conseguimos rever isso”, disse Dulce. Segundo ela, se o projeto não for redimensionado, não terá como prever o fim da restauração.
Como trata-se de uma construção muito antiga, de mais de 300 anos, os restauradores encontram muitas surpresas no decorrer do dia a dia.Algumas situações exigem muito mais trabalho do que planejado inicialmente, como, por exemplo, as repinturas.
Segundo os restauradores, muitas obras foram repintadas, incluindo os revestimentos em ouro e prata. Retirar esse excesso de tinta sem danificar a camada original demanda tempo e muita paciência.
Se o novo projeto for colocado em prática, afirma Dulce, novas frentes de trabalho poderão ser contratadas para ajudar na restauração. Caso contrário, a completa recomposição dos elementos artísticos da igreja poderá levar muito mais tempo do que se imagina.
Parte estrutural
Além da restauração interna, outra empresa cuidava da reforma estrutural da Matriz. Segundo fontes ligadas ao catolicismo, houve algumas intervenções do Ministério Público e a obra externa está paralisada. A restauração da Matriz como um todo é fruto de uma parceria entre a paróquia e a Anglo American, que destinou recursos atendendo a condicionantes ambientais.
Século XVIII
A igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi erguida nos primeiros anos do século XVIII, por iniciativa do sertanista Gabriel Ponce de Leon. Em 1722, a capela-mor foi concluída e, em 1772, foi concedido auxílio real para dar prosseguimento às obras, encerradas em novembro de 1802.
A Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um dos maiores patrimônios arquitetônicos da cidade. Sua construção norteou toda a ocupação do entorno e se tornou referência para a comunidade, além de abrigar a padroeira do município. Em 1948, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Por Defato Online