Minas Gerais conta agora com um novo Comitê Estadual de Gestão do Atendimento Humanizado às Vítimas de Violência Sexual, o Ceahvis. A iniciativa, instituída após decreto do governador Fernando Pimentel (PT) na última quinta-feira (30), busca promover a aplicação e o desenvolvimento de ações humanizadas às vítimas deste tipo de agressão no Estado.
O novo comitê será coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e contará com apoio das delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Atendimento à Mulher da Polícia Civil.
“O comitê têm se reunido para discutir, capacitar e orientar os profissionais, sobretudo da rede de segurança pública e de saúde, no atendimento humanizado às pessoas em situação de violência sexual”, explica Isabel Lisboa, superintendente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Sedpac.
O Instituto Médico Legal (IML), a Academia de Polícia Civil, a Polícia Militar, e as secretarias estaduais de Defesa Social (Seds), de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Ministério Público também integram o comitê.
Por Agencia Minas/ edição Folha