GUANHÃES – A poucos dias da comemoração da Páscoa e diante de uma infinidade de opções de ovos de chocolate, entre cores, tamanhos, peso e brindes, o consumidor deve pesquisar os preços e ficar atento na hora de adquirir o produto.
Em Guanhães, vale à pena sair às ruas em busca do melhor preço. Em uma pesquisa realizada pela reportagem da Folha de Guanhães em três supermercados da cidade, o valor varia entre R$ 3,89, o menor com 50 gramas; e R$ 59,90, o maior com 750 gramas.
Dicas para consumidores
Entre as dicas do Procon estão: observar prazo de validade, peso e especificações na embalagem dos ovos de chocolate.
- Na compra dos ovos, observe se os chocolates estão em lugar refrigerado e longe de produtos de limpeza ou de forte odor.
- Atenção para o critério de comparação. Quando for escolher entre duas marcas diferentes, deve-se levar em conta o peso do produto, pois a numeração indicada pelos fabricantes não são equivalentes entre as marcas.
- Quando os ovos apresentarem brinquedos, verifique se a embalagem traz o selo do Inmetro, com a faixa etária recomendável para o uso.
- Em qualquer ovo, o rótulo deve conter informações como prazo de validade, peso líquido e composição.
- As pessoas que consideram a possibilidade de adquirir os ovos dispostos em bancas específicas de promoção, com a informação de que estão “quebrados” e oferecidos por um menor preço, devem ter consciência de que não poderá trocá-los.
- Existem pessoas que não abrem mão do chocolate, mas controlam a tentação optando por versões diet ou light. Tome nota: segundo a Anvisa, diet são indicados para as dietas com restrição de nutrientes, já light tem sua composição reduzida em 25% do valor calórico e dos seguintes nutrientes: açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio, comparados com o produto tradicional.
Já a Associação de Consumidores (Proteste), recomenda comparar o peso, e não o número impresso na embalagem, pois são encontrados ovos com a mesma numeração, mas pesos muito variados.