O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) iniciou nesta semana o processo eleitoral no Conselho Tutelar de Sabinópolis. A Resolução 07, assinada pela presidente da CMDCA, Julimeire Pires Chaves Araújo, convoca a eleição para o dia 4 de outubro e estabelece os prazos e condições para a disputa.
As inscrições de candidatos à eleição do Conselho Tutelar poderão ser feitas entre os dias 4 e 25 de maio, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Humberto de Pinho Tavares n° 145, Centro).
Serão eleitos cinco conselheiros tutelares e igual número de suplentes, que exercerão mandato de quatro anos, com possibilidade de uma reeleição.
O cargo exige dedicação exclusiva e jornada de 40h, mais regime de plantão, e salário pago pela Prefeitura, mas sem vínculo empregatício com o município.
Antes de submeterem seus nomes a votação popular, em outubro, os candidatos deverão enfrentar um longo processo, que inclui ainda análise de documentos, prova escrita sobre os Direitos da Criança e do Adolescente e avaliação psicológica.
Todo o processo será realizado sob responsabilidade do Conselho da Criança e fiscalização do Ministério Público.
Por Folha com ASCOM Sabinópolis
Foto: ASCOM