A estação mais quente e chuvosa do ano, o verão, começa hoje. De acordo com o meteorologista Arthur Chaves de Paiva Neto, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o Estado deverá ter chuva em grande parte da estação, o que não impede temperaturas elevadas, que deverão passar dos 34°C. Esta temporada deverá ser a mais quente dos últimos dois anos, segundo o meteorologista Adelmo Correia.
"A tendência para janeiro é termos temperaturas acima da média na maior parte de Minas, com destaque para as regiões Norte e Central, onde as temperaturas podem ficar 2°C acima da média climatológica", afirma Chaves. De acordo com ele, em fevereiro e março, as temperaturas tenderão a ficar ligeiramente abaixo da média no Norte, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Rio Doce.
Para evitar problemas de saúde neste período, alguns cuidados são importantes, principalmente em relação à alimentação, conforme explica a nutricionista Gabriela Goulart. "A desidratação é um problema bastante frequente no verão. Para evitá-la, uma alimentação leve e a ingestão de líquidos são fundamentais". O consumo de frutas ricas em água, como abacaxi, melancia e laranja, é recomendado.
Outros cuidados também são importantes, como: usar protetor solar, evitar a exposição ao sol, principalmente das 10h às 16h, utilizar roupas com tecidos leves e claros, evitando trajes justos. Óculos escuros e chapéus também são bem-vindos. Bebês, crianças e idosos merecem atenção redobrada.
Chuva. Com relação às chuvas, Arthur Chaves explica que, durante o verão, os dias são mais longos que as noites, e as condições atmosféricas mudam rapidamente, causando pancadas fortes e rápidas, principalmente à tarde.
"Os três meses de verão terão características distintas com relação às chuvas", observa. Em janeiro, predominarão as pancadas intensas e rápidas. Por volta do dia 15, são esperadas chuvas contínuas", diz. Mas, no Norte de Minas, o volume deve ficar abaixo do esperado.