Faltam poucas horas para o grande momento de premiação dos vitoriosos do concurso de redação “Eu, minha cidade e os 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas”, que mobilizou mais de 2000 estudantes de várias regiões do estado.
Os 94 ganhadores disputaram com candidatos de cerca de 1.500 escolas. Eles tiveram que elaborar textos com base num desafio: relacionar a história de Minas Gerais com a realidade atual das cidades onde vivem. A intenção era fazer com que os estudantes refletissem sobre a formação da identidade mineira.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta quarta-feira (14), às 14h30, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, a solenidade de premiação para os 94 alunos vencedores. Para alegrar ainda mais o momento festivo, a programação conta com show do cantor Wilson Sideral e sorteio de uma das 94 redações vencedoras para ser publicada em revista da Academia Mineira de Letras.
Promovido pela Assembleia de Minas e Secretaria de Estado de Educação (SEE), o concurso homenageia o tricentenário de Ouro Preto, Mariana e Sabará. Foram escolhidas duas redações de cada uma das 47 Superintendências Regionais do Ensino, sendo uma do ensino fundamental e outra do ensino médio. Cada aluno e seu professor receberá um notebook e sua escola, um prêmio de R$ 5 mil. As 94 redações vencedoras serão publicadas em um caderno especial, conforme previsto no edital do concurso.
Os vencedores que pertencem à Superintendência Regional de Guanhães são duas alunas. Kely Cristina Santos, do ensino fundamental da Escola Estadual Carmela Dutra, em São João Evangelista. O professor orientador é Geraldo Magela Matos.
Na Escola Estadual Cônego Bento Ribeiro, em Dom Joaquim, está a vencedora do Ensino Médio, que é Nayla Núbia Teixeira Jorge, orientada pelo professor Flávio de Souza Pereira.
Por Samira Cunha