A secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, assinou protocolo de intenções com a Centaurus Brasil Mineração Ltda. A empresa, de capital australiano, irá implantar em São João Evangelista, no Vale do Rio Doce, o Projeto Jambreiro, para exploração de minério de ferro, com investimento inicial de R$ 227,1 milhões, com previsão de atingir R$ 300 milhões. A mina possui uma estimativa de recursos de 125 milhões de toneladas de minério com teor de 27% de ferro e potencial de produção de 2 milhões de toneladas por ano.
Durante a assinatura do documento, Dorothea Werneck informou que é intenção do Governo de Minas intensificar a exploração mineral no Estado. “Minas tem muito minério a ser explorado. São 40 tipos diferentes, se houver interesse, o Governo está pronto a apoiar e a incentivar outros investimentos na região, inclusive o Estado poderá trabalhar para atrair novos investimentos em outros serviços para o município, como hotéis e supermercados”, enfatizou.
O diretor-geral da Centaurus, Darren Gordon, destacou que as atitudes do Governo mineiro coincidem com as da empresa e refletem a intenção de promover o desenvolvimento e gerar empregos. “Nossa intenção é gerar benefícios econômicos e sociais em toda a região, inclusive já iniciamos o treinamento técnico para operários, através de cursos que estão sendo realizados em São João Evangelista e Guanhães”, salientou.
A Centaurus Brasil Mineração Ltda. é uma empresa internacional, de origem australiana, que atua na área de mineração de ferro, concentrada em desenvolver empreendimentos visando o mercado doméstico e de exportação. A unidade mineira, a primeira que está sendo implantada no Brasil, encontra-se em processo de licenciamento ambiental, pretende iniciar ainda no primeiro semestre deste ano as obras de implantação, quando serão gerados mais de mil empregos diretos e indiretos. Já na fase de operação a previsão é de criação de cerca de 300 empregos diretos e 200 indiretos.
Por Revista DeFato