Cansados de esperar pelas soluções propostas pelo governo municipal, catadores da Associação dos Catadores de Material Reciclável de Guanhães – ASCAMARG, fizeram uma manifestação no início da tarde desta terça-feira, 28, para reivindicar melhorias nas condições de trabalho na usina de reciclagem.
Com saída da Praça da Padaria Brasil, a manifestação percorreu as ruas centrais da cidade e fez duas paradas estratégicas: uma em frente à Prefeitura e outra em frente à Câmara.
De acordo com a presidente da Associação, Claudiana Felício, a manifestação teve o intuito de chamar a atenção dos governantes sobre as condições de trabalho das 24 famílias que sobrevivem da separação do lixo. “Estamos pacificamente reivindicando nossos direitos e cobrando do prefeito melhorias no galpão e no aterro sanitário. Há mais de 30 dias uma máquina terceirizada está trabalhando de maneira errada, fazendo uma misturada danada, enterrando o material que separamos junto com o lixo. Além do mais, lá no aterro tem até uma praça formada por lixo velho que não temos condições de fazer a separação por conta do mau cheiro e da podridão”, informou.
Claudiana informou ainda que a atual administração se comprometeu em ajudar a ASCAMARG: “o prefeito esteve aqui na porta da reciclagem, na época da política e garantiu que nós não íamos sair daqui; que teríamos todo o apoio da prefeitura, mas o que temos hoje é só perseguição. Inclusive ele me disse que se eu ganhasse ou não pra vereadora iria nos dar todo o apoio na reciclagem e no bairro Aod Pereira”.
Os manifestantes gritaram palavras de ordem em frente à prefeitura e aguardaram por mais de 30 minutos a presença do prefeito ou de seu representante, no entanto, ninguém apareceu para conversar com os catadores.
De acordo com a presidente, uma nova manifestação já está marcada para a próxima segunda-feira, dia 03 de novembro. “Não vamos parar, vamos lutar até conseguir melhores condições de trabalho no aterro e no galpão, a nossa permanência na reciclagem e que o prefeito sancione o PL 61 que dá para a ASCAMARG o título de utilidade pública municipal. Não queremos nada mais do que respeito e condições para a gente trabalhar em paz”, concluiu.
Nota de esclarecimento da Prefeitura de Guanhães
A administração municipal informa que sempre esteve aberta ao diálogo com as representantes da ASCAMARG – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Guanhães e ressalta que, por meio da Procuradoria Geral, está sendo elaborado um novo convênio entre a Associação e a Prefeitura.
No entanto, para que o convênio seja formalizado, a Procuradoria está aguardando um Plano de Trabalho que está sendo elaborado pela entidade. Nesse plano estarão previstas as reivindicações das associadas na realização de suas atividades diárias. Tão logo o plano de trabalho for entregue, o convênio será finalizado e assinado pelas partes.
A administração informa, ainda, que a Prefeitura de Guanhães realizou uma parceria com os municípios de Divinolândia e Virginópolis para a abertura de um Aterro Sanitário, em cumprimento à legislação.
Por Folha
Fotos Nara Generoso e Filó Generoso