Em fase final a reforma da centenária Igreja Matriz de São Miguel e Almas, um dos patrimônios históricos mais importantes de Guanhães, ganha de volta algumas de suas características originais.
A reforma da Igreja foi aprovada e registrada em Ata pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, no final de 2011 e a previsão é que a reforma seja finalizada neste mês.
A Igreja vem ganhando melhorias como pintura nova (externa e interna) mantendo as cores atuais, e o assoalho, que antes era de ardósia, foi substituído e volta a ser de madeira, como antigamente. A madeira de lei escolhida é conhecida como Roxinho. Depois de ser lixado, o novo piso vai receber um tipo especial de cera para impermeabilizar e melhor conservar a madeira. O altar também recebeu uma pequena modificação. (Fotos: Luciane Goebel)
A Prefeitura apenas licitou a mão de obra, que está a cargo da empresa Positivo Engenharia, nesse quesito os investimentos são de R$ 58.950. Os materiais (tintas, madeiras, entre outros) foram adquiridos com os recursos do ICMS Cultural que restaram de 2011, ano que foi reformado o Coreto e a Casa da Cultura Laet Berto. Já a mão-de-obra, está sendo paga com recursos advindos do repasse de ICMS Cultural deste ano, depositados em parcelas mensais pelo Estado.
A Matriz de São Miguel e Almas foi tombada como patrimônio municipal em 2000 por ser considerada um importante bem histórico para o município.