Realizado pelo SENAR, o curso Bovinocultura de Leite/Vaqueiro conta com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais e começou a ser realizado hoje na Fazenda Imaculada Conceição, distrito de Santa Rita (ou Euxenita, como também é conhecido).
Ao todo, são 12 vagas e as aulas serão ministradas pelo instrutor Dênio Figueiredo. O curso termina na próxima sexta-feira (3).
De acordo com o presidente do Sindicato, Frank Mourão Barroso, a ideia é atender a uma grande demanda do município, que tem a pecuária leiteira como uma das principais economias.
“Esse curso é de grande importância para o município, uma ótima oportunidade para qualificar a mão de obra e também produtores rurais preocupados em melhorar os trabalhos e o rendimento de sua propriedade”, destacou, lembrando que quem fizer o curso de vaqueiro poderá se inscrever para o de inseminador, previsto para o último quadrimestre deste ano.
Entre outros conteúdos, o curso de vaqueiro ressalta os cuidados com a higiene e desinfecção das instalações e ordenha, controle reprodutivo, sanitário, de peso e leiteiro, os procedimentos corretos na aplicação de medicamentos, controle de parasitas como moscas e vermes, cuidados com a vaca gestante, limpeza e desinfecção do umbigo, ingestão do colostro, alimentação, mochação de bezerros, controle de ecoparasitas.
Uma das participantes do curso é a proprietária da Fazenda Imaculada Conceição, Luciana de Miranda. Há seis anos ela ficou viúva e viu nos cursos do SENAR uma oportunidade para seguir com as atividades da propriedade.
“Fiz o curso de Vaqueiro há 4,5 anos, mas quero fazer novamente para aprimorar meus conhecimentos. É um curso muito bom e me ajudou demais. Eu tinha duas opções: aprender a administrar a fazenda ou vendê-la”, destacou, acrescentando que também fez o curso de Administração de propriedade rural, também pelo SENAR. Além dela, o vaqueiro da fazenda também fará o curso. “É importante a gente saber para poder cobrar melhores resultados”, complementa.
Folha Luciane Goebel Sabinópolis
Fotos Luciane Goebel