Em Guanhães, meta estipulada pelo Ministério da Saúde foi alcançada
A campanha de vacinação contra a gripe acaba nesta sexta-feira (5) em todo o país. O prazo inicial para o fim da campanha era 22 de maio, mas em razão da baixa adesão do público-alvo, o Ministério da Saúde prorrogou a data. A meta do governo é vacinar 80% dos cerca de 49,7 milhões de brasileiros que compõem o público-alvo.
Em Guanhães, esta meta foi cumprida. É o que mostra a parcial divulgada pelo setor de vigilância epidemiológica do município:
POPULAÇÃO Doses aplicadas Cobertura %
CRIANÇAS DE 6MESES
A 4 ANOS 1694 91,41%
GESTANTES 259 84,36%
PUÉRPURAS 46 92%
TRABALHADOR DA SAÚDE 355 82,56%
IDOSO 3243 88%
INDÍGENAS 17 __
POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE 116 __
FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA PRISIONAL 24 __
Devem receber a dose da vacina crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional.
Crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, a orientação é realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.
A vacina é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática em doses anteriores ou àquelas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Por Folha