Os dias quentes e ensolarados pedem refresco, e por isso as cachoeiras ganham muita importância nesta época do ano. Os guanhanenses optam pelas cachoeiras próximas, como a do Witur, Cachoeira do Sereno, ou cachoeiras de cidades e distritos da região: Milho Verde, Diamantina, Santo Antônio do Itambé, Conceição do Mato Dentro, entre outras.
Passeios desse tipo ao lado de amigos e familiares podem ser ótimas opções para se divertir e aliviar o calor, mas, merecem atenção e cuidados redobrados.
No mês de dezembro um jovem guanhanense de apenas 21 anos morreu após se acidentar em uma cachoeira no distrito de Farias, zona rural de Guanhães. Ele conhecia parte do local, mas acabou escorregando e caindo de uma queda d’água de aproximadamente 30 metros.
A maioria dos acidentes em rios e cachoeiras acontece por excesso de confiança ou por não se conhecer bem o local.
A reportagem da Folha preparou uma seleção de dicas para você seguir ao passear em locais com rios e/ou cachoeiras. Confira:
1- Cuidado com o nível dos rios. Normalmente o volume de água dos rios fica mais alto no verão e aumenta também os riscos de afogamento. A correnteza também fica mais forte.
2- Mesmo que você conheça muito bem o local, verifique a profundidade antes de mergulhar. As águas se movimentam o tempo todo e, com elas, as pedras, os troncos de árvores e a terra no fundo do rio.
3- Muito cuidado com as pedras. O fato delas estarem secas não quer dizer que não estão escorregadias.
4- Se vai com família, nunca deixe as crianças sozinhas. Elas geralmente são aventureiras, curiosas e não têm dimensão dos perigos.
5- Use calçados adequados e evite os chinelos de dedo. Eles não dão firmeza nenhuma aos pés. Prefira papetes ou calçados com solado próprio para água.
6- Cuidado com as águas muito geladas. Elas podem causar câimbras, o que pode facilitar um afogamento.
7- Não use bebida alcoólica ou qualquer outra substância entorpecente. Você precisa estar no melhor do seu juízo para tomar decisões acertadas, medir seus passos com precisão e controlar bem seu corpo.
8- Não participe ou promova brincadeiras de empurrar, saltar ou dar tombo em colegas.
9 – Olhe sempre a sinalização do local, pois a mesma indicará se ele é próprio para banho ou não.
Por Folha