O Papa Francisco nomeou nessa quarta-feira (9) Dom Darci José Nicioli como novo arcebispo metropolitano de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.
O religioso ganhou destaque na mídia no último domingo (6), durante uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, após orientar os fiéis a vencer o mal “daqueles que se autodenominam jararacas”. O bispo não citou o nome do ex-presidente, que havia feito um discurso recentemente, mas, sua fala gerou polêmica.
Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o anúncio foi feito após o acolhimento do pedido de renúncia apresentado por dom João Bosco Oliver de Faria, em função de ter completado 75 anos, conforme estabelece o Código de Direito Canônico.
Dom Darci nasceu em 1959 em Jacutinga, no Sul de Minas, e foi ordenado sacerdote em fevereiro de 1986. De 2009 a 2013 foi superior e reitor do Santuário Nacional de Aparecida e vigário-geral da província Redentorista de São Paulo (2013-2014). É mestre em teologia pelo Pontifício Ateneo St. Anselmo, de Roma.
A celebração de apresentação e posse do arcebispo está marcada para as 15h30 de 22 de maio na Catedral Metropolitana de Diamantina.
Por Estado de Minas/Edição Folha