A secretaria de Educação da prefeitura de Belo Oriente, cidade pioneira na implantação do projeto “Cidadãos do Futuro”, encerrou na manhã dessa terça-feira, 28, a primeira etapa das atividades direcionadas aos alunos das 16 escolas da rede municipal.
A programação contou com as presenças do prefeito Pietro Chaves e seu vice, Professor Toninho e premiou as escolas municipais “Bom Jesus do Bagre” e “José Lagares de Lima”, campeãs da 1ª etapa do projeto.
Pietro explicou que o projeto é uma resposta prática ao compromisso assumido pelo município com o Programa “Cidades Sustentáveis” (PCS), de articular ações que promovam o desenvolvimento sustentável no município. “Nada melhor do que envolver as crianças de todas em atividades que busquem conscientizar quanto aos cuidados ambientais. Elas são as melhores multiplicadoras de ações simples, mas importantíssimas para alcançar o objetivo final”, comentou.
O ponto alto dessa primeira etapa foi a gincana que elevou o interesse das crianças pelas atividades que, juntamente com seus familiares, coletaram quase seis toneladas de materiais recicláveis e cerca de 2 mil pilhas e baterias que terão destinação correta, em apenas 45 dias.
Além disso, 325 pneus foram reaproveitados e 278 litros de óleo de cozinha usados foram trocados por material de limpeza. “A gincana, além de motivar as crianças a absorverem por completo a proposta, otimizou os espaços físicos das escolas, até com parquinho ecológico”, celebrou Matheus Henrique Lage, coordenador geral do projeto.
Pioneirismo
O secretário de Educação, Gláucio Souza, disse que desde setembro, mais de 4,3 mil alunos, do ensino infantil ao 9º ano, estão envolvidos em atividades de conscientização ambiental, com foco na coleta seletiva e reciclagem. “Nesta primeira etapa, focamos estes dois temas. Na segunda fase, trabalharemos a questão da energia elétrica, mostrando a importância da conscientização para ganhos ambientais e econômicos, com a redução da conta de luz”, observou.
Por Folha com Jornal Vale do Aço