Dezenas de moradores da área que será atendida pela nova creche de Guanhães compareceram ontem à Audiência Pública que divulgou os critérios para as matrículas.
A Creche do Proinfância, que recebeu o nome Centro Municipal de Educação Infantil Guilherme Nunes Caldeira Petrucelli (CMEI) terá um período de pré-matrículas, que vai do dia 13 ao dia 15 deste mês. O resultado das 118 crianças selecionadas será divulgado no dia 24 de fevereiro e as matrículas estão marcadas para o período de 27 a 29 de fevereiro, das 8h às 17 horas, na creche.
As vagas da nova instituição serão distribuídas exclusivamente para famílias residentes nos Bairros Funcionários, Jardins, Amazonas, Bela Vista, Santa Tereza, João Miranda, Rua Santa Efigênia e Avenida Milton Campos, a partir do nº 3361 à BR 120 nº 1596 (Ruinha) à BR 120 após o nº 1597.
Documentos para pré-matrícula
No momento da pré-matrícula, são exigidos os seguintes documentos: cópia da Certidão de Nascimento da criança; cópia do comprovante de endereço; Laudo Técnico emitido por profissional da área da saúde no caso de criança com deficiência; declaração expedida pela Promotoria Pública do município ou pelo Juizado da Infância e da Adolescência no caso de criança sob Medida de Proteção; declaração de profissional Médico credenciado que comprove que existe na família pessoa com doença grave; declaração de trabalho com data atual para mãe trabalhadora, expedida pelo empregador; declaração de profissional credenciado do CRAS constando que a família pertence ao serviço de política social do município.
Educação Infantil
A matrícula na Educação Infantil está garantida às crianças com deficiência ou sob Medida de Proteção, encaminhadas pelo órgão competente mediante comprovação. Das vagas restantes, 80% deverão ser preenchidas por crianças do zoneamento, obedecendo ainda a alguns critérios. ( Foto: Jean Pierre/ Ascom Prefeitura)
Guanhães fica agora com duas creches, mas durante a audiência, o Secretário Municipal de Educação, Cláudius Oscar Pimenta Dias, anunciou que foi enviado para o Ministério da Educação o projeto de mais uma creche do Proinfância e que aguarda parecer. Se aprovada, a nova creche deverá ser construída no Bairro Pito.
Por Samira Cunha