Os Correios recebem até 15 de março inscrições para o 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU), entidade que reúne operadores postais de 191 países.
O concurso tem como objetivo desenvolver a habilidade de composição dos jovens, dar expansão à criatividade de seu pensamento e despertar o gosto pela escrita.
Segundo a gerente da agência dos Correios em Guanhães, Edirlany Barros, informações sobre o concurso foram repassadas por email às escolas da cidade. “Até o momento, nenhuma escola manifestou o interesse, mas é um projeto muito bacana. As cartas são redigidas na própria escola, que selecionam as melhores e inscrevem os alunos no concurso”, explicou a gerente.
O tema de 2013 — Ano Internacional de Cooperação pela Água — é "Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso". Podem participar, por meio de suas escolas, estudantes de até 15 anos da rede pública e privada de ensino.
Premiação
A realização do concurso no Brasil fica a cargo dos Correios e é desenvolvida em quatro fases: escolar, estadual, nacional e internacional. Serão premiados os três primeiros colocados nas etapas estaduais, o primeiro colocado da etapa nacional e os três primeiros colocados na etapa internacional. TV de LED, tablet e câmera digital são alguns dos prêmios que aluno e escola poderão ganhar. A redação do vencedor nacional representará o País na etapa internacional, a ser realizada na Suíça.
Integram a comissão julgadora nacional os Ministérios da Educação, das Comunicações e do Meio Ambiente, a UNESCO e a Universidade de Brasília, além de integrantes dos Correios.
O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três oportunidades. Só a China, que tem cinco medalhas de ouro, está à frente dos brasileiros. O resultado do concurso será divulgado no final de abril. O regulamento completo pode ser acessado na página dos Correios (www.correios.com.br).