As inscrições para as redes públicas da educação básica e para os professores de Língua Portuguesa estão abertas até o dia 25 de maio e devem ser feitas no site www.escrevendo.cenpec.org.br. Segundo informou a responsável técnica pela olimpíada da Superintendência Regional de Ensino de Guanhães, foi encaminhado a todas as escolas da região um e-mail informando sobre abertura do evento e o período de inscrições. Entre as escolas que se interessaram e já se inscreveram está a Estadual Senador Francisco Nunes Coelho, de Guanhães.
Quem pode participar
Professores que estiverem lecionando em 2012, e alunos matriculados em instituições de ensino mantidas pela União, pelo Distrito Federal, pelo poder público estadual ou municipal, podem se inscrever nos seguintes gêneros e anos escolares:
Gêneros |
Anos Escolares |
Poema |
5º e 6º ano/4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental |
Memórias |
7º e 8º ano/ 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental |
Crônica |
9º ano/ 8ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio |
Artigo de opinião |
2º e 3º anos do Ensino Médio |
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.