As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira (5). Segundo o Ministério da Educação, o prazo para as inscrições não será prorrogado.
Caso o estudante tenha algum problema, ele deve ligar no 0800-616161. Segundo o serviço, os atendentes estarão disponíveis entre as 8h desta sexta e a 0h de sábado (6).
Inscritos
A edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 5,8 milhões de inscrições até as 10h desta quinta-feira (4). O balanço parcial foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) nesta quinta, e o prazo termina nesta sexta-feira (5).
Inscrição
Para realizar a inscrição o candidato precisa ter em mãos seu RG, o número do seu CPF e um endereço de e-mail pessoal. Neste ano, o mesmo endereço de e-mail não poderá ser usado em mais de uma inscrição no exame. É necessário informar também um número válido de telefone fixo ou de celular.
Taxas
São isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes. O restante dos participantes deve pagar a taxa de inscrição até as 21h59 do dia 10 de junho. Neste ano, a taxa subiu de R$ 35 para R$ 63.
Novidade
Para 2015, o Enem traz mudanças no horário de suas provas. Haverá um intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início do exame. O objetivo é garantir mais tempo para estudantes e fiscais nos procedimentos de segurança e instruções necessárias.
O Enem será realizado em 24 e 25 de outubro. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas terão início às 13h30. O primeiro dia, que terá 4h30 de duração, terá 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, os estudantes contarão com 5h30 para responder 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da Redação.
Os gabaritos estarão disponíveis em até três dias após a realização das provas. O resultado está previsto para antes do Natal.
Por Folha com Agências e colaboração Diego Rafael