Conforme já comunicado pelo Ministério da Saúde, o início do período de vacinação contra a gripe, que teria início neste mês, será realizado do dia 4 a 22 de maio, inclusive em Guanhães.
De acordo com o ministro, Arthur Chioro, o atraso ocorreu devido à necessidade de incorporação de proteção contra um novo tipo de vírus, que hoje circula no hemisfério norte.
Segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura da cidade, foram vacinadas no município, em 2014, 6.401 pessoas entre crianças, gestantes, puérpuras, trabalhador da saúde, idosos com mais de 60 anos e indígenas.
Para 2015 é prevista a vacinação de 6.343 pessoas no município, previsão esta que ainda não está inclusa o número de guanhanenses que serão vacinados na faixa etária de 2 a 59 anos com comorbidades (doenças ligadas a obesidade), além dos privados de liberdade e funcionário do sistema prisional.
BCG
A assessoria de comunicação da prefeitura também informa que a aplicação da vacina BCG está centralizada no PSF do bairro Alvorada, nas sextas-feiras, no horário de 8 às 14 horas, e que não estão sendo mais aplicadas no hospital por falta do medicamento.
Der acordo com o site “Minha Vida”, a BCG é composta pelo bacilo de Calmette & Guérin, obtido pela atenuação de uma das bactérias que transmitem a tuberculose. Ela é considerada obrigatória e deve ser tomada o mais cedo possível.
É importante que seja dada logo ao recém-nascido. Se isso não for possível, deve ser ministrada após o primeiro mês de vida. Ela pode ser tomada por crianças com sorologia positiva de HIV que não apresentam sintomas, ou filhos de mulheres soropositivas assintomáticas. A vacina é feita sob o esquema de dose única.
Por Folha
Foto Internet