Na tarde de sábado (22), os catadores da ASCAMARG passaram por momentos de pânico ao ver o caminhão que faz o serviço de coleta de lixo, chegar em chamas ao galpão.
Segundo informações da Presidente da ASCAMARG, Claudiana Felício, após coletar um lixo no beco do sapo, o motorista encarregado da firma terceirizada, Claudinei, notou que o caminhão que conduzia, estava saindo fumaça. Então prontamente seguiu para o aterro, aonde chegou gritando e pedindo que todos se afastassem das chamas. Assustadas, as catadoras que estavam no local pularam dentro de uma vala de 4 metros.
Claudiana ainda contou que momentos antes do acidente, o caminhão havia transportado 2 botijões de gás, um cheio e outro vazio, que estavam no meio do lixo. “Imagine se esses botijões estivessem no momento do acidente? Com certeza haveria uma explosão e várias pessoas correriam risco de serem atingidas ou mesmo de se contaminarem com doenças” avaliou a presidente da associação.
O motivo que teria ocasionado o acidente ainda não foi descoberto, porém, para Claudiana, foi algum objeto inflamável ou mal apagado, presente no lixo que teria desencadeado as chamas.
É muito importante que a população verifique com cautela o que jogar no lixo. Nem tudo pode ser descartado em lixo comum.
Confira alguns objetos que você não deve descartar junto ao lixo comum:
Equipamentos eletrônicos:
- Pilhas
- Celulares
- Baterias
- Televisores, computadores
- Equipamentos de música
Esses objetos têm substâncias químicas perigosas, que fazem mal a saúde e podem causar vários tipos de doenças.
- Objetos que contenham PVC, como fios. O PVC quando inalado pode causar problemas respiratórios.
- Chapas de Raio X
- Medicamentos
- Lâmpada Florescente
- Guimbas de cigarro e palitos de fósforos devem ser verificados cuidadosamente antes de ir para o lixo.
Por Folha
Fotos: Reprodução Facebook