A Vigilância Epidemiológica de Guanhães realizou levantamento sobre a situação da dengue no município e os números preocupam. Até o momento dos 15 casos suspeitos, cinco já foram confirmados.
Segundo informações da coordenadora do setor, Ângela Maria da Paixão, os dados são preocupantes, porém é importante considerar que todos os casos confirmados não foram oriundos de Guanhães, mas de outras cidades como Valadares, Ipatinga e Braúnas .
“Dos cinco casos, um foi registrado em Correntinho e os outros quatro na área urbana da cidade. São pessoas que viajaram e retornaram já infectadas pelo mosquito” explicou a coordenadora e acrescentou que não há nenhum caso hemorrágico ou com complicações.
No período de 2 a 9 de janeiro, os agentes visitaram 1.451 imóveis na cidade e foram encontrados 12 focos do mosquito, sendo todos em residência. Segundo o levantamento, Guanhães está com o índice de infestação em 0,82%. Sendo que o preconizado pelo OMS é de até 1%.
O número maior de larvas foi localizado nos bairros Alvorada, Jardins, Miguel e Almas, Nações e Expansão.
Recomendações
- Mantenha o lixo em recipiente fechado, disponibilizando-o para recolhimento pela limpeza urbana.
- Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água nos quintais, ruas ou lotes vagos.
- Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada.
- Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água.
- Elimine os pratinhos de vasos de plantas. Caso não seja possível, mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia.
- Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos. A água deve ser trocada diariamente.
- Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas.
-- Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.
A Prefeitura, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, pede o apoio da população na luta contra a doença, principalmente no verão, época propícia para a proliferação do mosquito. As situações de risco podem ser denunciadas pelo telefone 3421-2847.