A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília informou que as entrevistas para concessão de vistos voltam a ser realizadas a partir de segunda-feira (29) – marcação das entrevistas volta a poder ser feita pela internet, no sistema tradicional, a partir desta quarta-feira (24).
A informação foi passada pelo conselheiro para Assuntos Consulares da Embaixada dos EUA, Thomas Lloyd, em coletiva de imprensa às 16hdesta terça (23). Segundo ele, a situação em todo o mundo está "se normalizando".
Em comunicado, a embaixada já havia informado mais cedo que o Bureau de Assuntos Consulares "continua trabalhando para resolver os problemas técnicos com o sistema de visto".
"Embora alguns progressos tenham sido obtidos, o processamento de informações ainda não foi restabelecido totalmente. Os quatro postos consulares no Brasil registraram alguns avanços, porém não estão plenamente operacionais. A equipe técnica continua a trabalhar nesse problema diuturnamente", disse a nota.
A embaixada acrescentou que, nesta semana, a Embaixada em Brasília e os Consulados em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo trabalharão nas demandas dos casos urgentes, bem como no processamento dos vistos pendentes, o mais rápido possível.
Os solicitantes afetados pelo cancelamento das entrevistas entre os dias 17 e 26 de junho terão prioridade. Eles serão contatados e receberão informações específicas sobre os procedimentos necessários para finalizar a sua solicitação de visto.
Segundo a embaixada, o número de casos pendentes é estimado entre 16 mil e 20 mil, mas não há dados sobre quantos pedidos deixaram de ser enviados ao sistema desde o último dia 9, quando começaram os problemas.
A embaixada norte-americana em Brasília estuda a possibilidade de estender o horário das entrevistas para atender à demanda represada de novos pedidos.
Prejudicados
A pane na emissão de vistos, que atinge o mundo todo, foi provocada após falha no sistema de autorização da impressão do documento nos passaportes, em Washington.
A suspensão das entrevistas para retirar o visto prejudicou muitos brasileiros. Segundo a Embaixada no Brasil, a média de solicitantes para todos os tipos de visto no país é de 5.000 a cada dia.
Por O Tempo
Foto Internet