Estudantes de todo o País se movimentam para sacramentar a renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao segundo semestre de 2016. Até o dia 4 de novembro, segundo o Ministério da Educação (MEC), já foram validados 1.070.306 contratos de aditamento. O prazo para pedir a renovação termina em 15 de dezembro.
A expectativa é de que aproximadamente 1,5 milhão de contratos sejam renovados. Por esse motivo, o MEC e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) decidiram pela ampliação do prazo, que estava previsto para 31 de outubro. “A prorrogação foi feita para que ninguém saia prejudicado”, explicou o presidente do FNDE, Gastão Vieira.
As renovações deste semestre deverão envolver um investimento de R$ 8,6 bilhões, já garantidos no orçamento do MEC. Para 2017, o governo federal já enviou ao Congresso Nacional projeto de lei orçamentária que contempla recursos da ordem de R$ 21 bilhões para o Fies, o que garantirá a continuidade dos financiamentos e a manutenção dos contratos com os agentes financeiros do fundo.
Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito, inicialmente, pelas instituições de ensino superior. Em seguida, os alunos devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).
No caso de aditamento não simplificado, quando houver alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, o estudante precisará apresentar ao agente financeiro a documentação comprobatória para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
Por Portal Brasil