O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) deu início às inscrições para o Vestibular e Exame de Seleção 2016/1, que podem ser realizadas até dia a 1º de dezembro. Ao todo, no campus São João Evangelista, são 350 vagas, sendo 210 vagas para cursos técnicos integrados e 140 vagas para cursos superiores.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. A taxa é de R$ 50,00 para candidatos a cursos técnicos e de R$ 70,00 para os de nível superior.
O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição através da Guia de Recolhimento da União (GRU) Cobrança, em qualquer agência bancária ou correspondente bancário. O pagamento da taxa deve ser feito em dinheiro ou débito em conta corrente até o dia 2 de dezembro (consulte os editais).
O comprovante definitivo de inscrição poderá ser consultado e impresso a partir do dia 15 de dezembro. Caso ocorra algum problema, o candidato deve entrar em contato com a Copeves pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Quando serão as provas?
As provas serão realizadas no dia 20 de dezembro. Para os cursos técnicos, o horário será das 14 às 18h. Já para os superiores, das 8h às 12h30.
Você pode tentar as vagas dos cursos superiores de duas maneiras: via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também pelo vestibular. No Vestibular e Exame de Seleção 2016/1 serão ofertadas 50% das vagas dos cursos superiores e no Sisu serão ofertadas as demais vagas. O Sisu utilizará as notas do Enem 2015, conforme edital.
Cotas
São reservadas 50% das vagas dos cursos superiores e dos técnicos subsequentes aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e 50% das vagas dos cursos técnicos integrados aos candidatos que tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas.
Basicamente, há três critérios de classificação dentro do sistema: o primeiro está ligado ao fato do aluno vir de escolas públicas, o segundo, relacionado à renda familiar per capita e, o terceiro, à autodeclaração de cor/etnia.
Em São João Evangelista, o candidato pode vir a tentar os seguintes cursos: Agronomia, Engenharia Florestal, Sistemas de Informação e Matemática, todos de nível superior, além dos técnicos em Agropecuária, Manutenção e Suporte em Informática e Nutrição e Dietética.
Por Folha com IFMG/SJE