A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional anunciou, no início da tarde dessa segunda-feira (16), que o abastecimento de água em Governador Valadares (MG), foi restabelecido. A captação de água no Rio Doce começou no domingo (15). A cidade ficou desabastecida após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Anteriormente, acreditava-se que as barragens Fundão e Santarém haviam se rompido, porém, foi constatado depois que apenas uma se rompeu.
Em nota oficial, a Sedec informou que a medida foi adotada com base na redução do grau de turbidez e na análise realizada no laboratório da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa/MG). O laudo da empresa registra que não há contaminação química, por materiais pesados ou qualquer substância que impeça a utilização da água do Rio Doce para o consumo humano.
Ainda de acordo com a nota, o laudo que comprova a qualidade da água do Rio Doce foi referendado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O monitoramento da qualidade da água continua sendo realizado a cada 12h, pela Copasa, para dar total segurança à população.
Segundo a prefeitura de Governador Valadares, a água deve chegar em todos os bairros até a próxima sexta-feira (20).
Os moradores de alguns bairros de Governador Valadares comemoram a chegada da água nas torneiras. Porém, nessa segunda-feira (16), a água não teve força para subir nas caixas de todas as casas.
Por G1 / Edição Folha
Foto: G1