O prazo para fazer a inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina no dia 30, e faltando dez dias para o término, muitos estudantes ainda não conseguiram fazer a inscrição após quase três meses de tentativas acessando o site do Fies.
Desde 30 de março, com a entrada das novas regras do Fies, para fazer a inscrição, o estudante deverá ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio e não ter tirado nota zero na redação.
O sentimento geral é de insegurança em relação às regras aplicáveis ao Fies, o que gera um quadro de "incerteza e desrespeito" com a instituição e a comunidade universitária.
O Ministério da Educação conseguiu na Justiça derrubar as liminares que suspendiam as novas regras do Fies. Com isso, as instituições particulares de ensino superior não podem aumentar as mensalidades acima do teto de 6,4%.
O Fies permite ao estudante cursar uma graduação em uma instituição particular e, depois de formado, pagar as mensalidades a uma taxa de juros de 3,4% ao ano. O aluno só começa pagar após 18 meses de concluído o curso.
Segundo o último levantamento divulgado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Fies já acumula 1,9 milhão de contratos e 210 mil alunos novos foram incluídos no programa. Outros alunos estão recorrendo a financiamentos particulares.
Como fazer
O MEC diz que a solicitação de um novo contrato do Fies é feita em três partes. Primeiro, é preciso fazer o cadastro das informações do estudante e do curso que ele faz no sistema do Fies, pela internet.
Depois, o estudante deve ir até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na própria instituição, para validar as informações da inscrição. Por fim, os novos contratos devem ser levados ao banco, para concluir o processo.
Por isso, segundo o MEC, problemas como filas de espera nas instituições estão fora de sua alçada. Já as instituições afirmam que esse problema foi causado pelo atraso na abertura das inscrições de novos contratos, que concentrou uma demanda maior do que a normal neste semestre.
Como reclamar
Segundo o Ministério da Educação, o melhor canal de atendimento para os estudantes do Fies com problemas é o telefone 0800-616161.
O FNDE afirmou que uma equipe de 140 atendentes trabalha apenas com as reclamações sobre o Fies "e mais 100 posições serão abertas nos próximos dias". O serviço também passará a funcionar aos fins de semana.
Na última semana, ainda de acordo com o Fundo Nacional, foram realizados 400 mil aditamentos de contratos, e o prazo de 30 de abril, para o aditamento de contratos já vigentes, pode ser estendido. E Assegura que "Todos os contratos já firmados com o Fies estão assegurados".
Sobre os problemas de instabilidade do sistema, o FNDE diz que, "devido à forte demanda dos últimos dias, o sistema passou por problemas de performance, o que é uma situação muito dinâmica", mas que "os órgãos responsáveis estão tomando todas as medidas possíveis para superar as dificuldades".
Por G1