Várias comitivas de cavaleiros da região já saíram de Guanhães com destino a grande cavalgada anual que acontece na cidade de Conceição do Mato Dentro, que se intitula a capital mineira do Ecoturismo. O evento que começou nessa quarta-feira (13) segue até o dia 24 de junho.
O Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos é uma festa religiosa que este ano comemora 225 anos.Todos os anos são recebidos na cidade milhares de romeiros em busca das graças do Senhor Bom Jesus. Durante o período da festa, são realizadas missas em honra ao Bom Jesus, adorações e bênçãos do Santíssimo Sacramento. É durante o jubileu que fiéis de todas as partes do Brasil vem pagar suas promessas e pedir graças para o próximo ano. A colina do Bom Jesus se enfeita de barracas de romeiros que trazem suas famílias para acompanhar de perto todas as celebrações da festa.
A cavalgada
Um dos pontos altos do Jubileu é o grande encontro de comitivas de cavaleiros que saem de Guanhães, Carmésia, Dores de Guanhães, Peçanha, Senhora do Porto, Sabinópolis, Dom Joaquim, Serro, Divinolândia de Minas, Virginópolis, Santa Maria do Suaçuí, São João Evangelista, Cantagalo e outros locais com destino ao evento.
Após a romaria que dura em média quatro dias, num percurso de cerca de 200 km, sempre no final da manhã de um domingo, em frente à igreja Matriz de Senhor Bom Jesus do Matozinhos, os cavaleiros, amazonas e suas montarias recebem a benção do pároco local.
A 22ª Cavalgada do Jubileu acontece hoje(16) e amanhã, 17, com a seguinte programação:
Dia 16
- 17h Recepção das Comitivas
Música Sertaneja Eletrônica
Barraca de Comidas Típicas
- 21h Show com a dupla Túlio e William
Dia 17
- 8h Música Sertaneja Eletrônica
- 10h Preparação para saída da Cavalgada
Saía da Cavalgada com destino ao Santuário
- 12h Benção dos Animais no Santuário Bom Jesus do Matozinhos
Retorno ao Parque de Exposições
Show de encerramento com a Dupla Patrick e Rafael
Local: Parque de Exposições - Curral de Leilão
O Santuário
A igreja atual foi concluída em maio 1934. A construção estilo Maurisco, com plantas provenientes da Itália, demorou quatro anos para terminar. O altar da primeira igreja, no entanto, foi preservado, bem como a imagem do Bom Jesus, que são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A igreja tem capacidade para comportar cerca de 500 pessoas. Vitrais coloridos, com três metros de altura, são destaques da construção. O piso da parte externa é composto por pedras de diversos tamanhos. Dentro do Santuário há, ainda, lojas de itens religiosos, uma grande Casa Paroquial, Salão de Velas, Salão dos Milagres e Almoxarifado.